LICENCIAMENTO AMBIENTAL: Gerenciamos resíduos com responsabilidade.
O que é Licenciamento Ambiental?
O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo pelo qual um ou mais órgãos ambientais licencia a localização, instalação, ampliação, operação e encerramento de empreendimentos e atividades que possam causar impacto ao meio ambiente.
O licenciamento ambiental é fundamental para garantir a correta implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que deve ser acompanhado e registrado no MTR/SINIR, assegurando uma gestão eficiente dos resíduos.
O licenciamento é obrigatório para todas as empresas?
Todo empreendimento (agropecuária; indústria; comércio; serviços de utilidade; construção civil; infraestruturas; transportadoras de cargas, resíduos perigosos e não-perigosos; etc) utilizador de recursos naturais, poluidor e capaz de causar degradação ambiental deve licenciar suas atividades. Os principais órgãos nacionais são: CONAMA, IBAMA, PNMA e SISNAMA. No Paraná temos a CEMA e o IAT.
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do Instituto Água e Terra (IAT) é uma ferramenta que visa promover a gestão sustentável dos recursos naturais, garantindo que as atividades desenvolvidas no estado estejam em conformidade com as normas, leis e decretos ambientais. Ele busca integrar práticas de preservação e uso consciente dos recursos, além de facilitar o licenciamento ambiental.
A MRJ cuida do seu licenciamento com seriedade e agilidade.
Contamos com profissionais experientes e conhecimento técnico para garantir que sua empresa esteja dentro da legalidade e atue com responsabilidade ambiental.
Segue a lista de licenças ambientais, nas quais verificaremos qual se enquadra na sua atividade econômica:
ATENÇÃO!
Uma licença de operação deve ser atualizada de 2 à 10 anos ou quaisquer alterações ou expansões nos processos de produção ou volumes produzidos pela indústria e alterações ou expansões no empreendimento.